Minicurso “Oyster-Vibrio interactions in health and disease”

26/01/2024 09:15

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências, por meio do Programa Institucional de Internacionalização CAPES-PRINT (Subprojeto “Comunicação Celular e Biologia de Sistemas”), oferecerá entre os dias 05 e 06 de fevereiro de 2024 o minicurso presencial “Oyster-Vibrio interactions in health and disease” (6 h/a). O minicurso, que será ministrado pela Dra. Delphine Destoumieux-Garzón, abordará os principais aspectos do sistema imunológico de ostras e a sua interação com microrganismos comensais e patogênicos, bem como patógenos humanos veiculados por moluscos bivalves e doenças polimicrobianas de interesse médico, veterinário e aquícola.

A Dra. Delphine é coordenadora do Laboratório Host-Pathogen-Environment Interactions  (CNRS/Ifremer/UM/UPVD/França) e estuda os fatores associados a hospedeiros e patógenos que contribuem para o surgimento de doenças em ambientes marinhos sujeitos a mudanças ambientais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ministrante: Dra. Delphine Destoumieux-Garzón (CNRS/Ifremer – França)

Oferecimento: PPG em Biotecnologia e Biociências (Programa CAPES-PRINT)

Docente anfitrião: Prof. Dr. Rafael Diego Rosa (BEG/CCB/UFSC)

Carga horária: 8 h/a

Datas: 05 (segunda) e 06 (terça) de fevereiro de 2024 das 14h00 às 17h00

Local: auditório do CCB (andar térreo do bloco E do CCB/UFSC – bairro Córrego Grande)

Ementa: Sistema imune de ostras e sua associação com a microbiota endobionte. Respostas celulares de humorais de defesa. Diversificação molecular e funcional de efetores do sistema imune. Diversidade e abundância de bactérias do gênero Vibrio e os diferentes tipos de associações com as ostras (mutualismo a parasitismo). Patógenos humanos veiculados por moluscos bivalves. Doenças polimicrobianas de interesse médico, veterinário e aquícola.

Vagas: 50

Público-alvo: docentes e discentes dos Programas de Pós-Graduação da UFSC vinculados aos subprojetos CAPES-PrInt “Comunicação celular e biologia de sistemas” (Biotecnologia e Biociências, Farmacologia; Neurociências e Bioquímica), “Estudo multilateral e translacional em novos fármacos e sistemas de liberação nanoestruturados para o tratamento de doenças infecciosas, parasitárias e câncer” (Farmácia, Química e Saúde Coletiva) e “Produção sustentável de alimentos no âmbito das Ciências Agrárias” (Aquicultura, Ciências dos Alimentos e Recursos Genéticos Vegetais), além da comunidade não acadêmica interessada na área.

Inscrições: enviar e-mail para Prof. Rafael D. Rosa (rafael.d.rosa@ufsc.br ou rafaelddr@gmail.com)